Foto: Vinícius Becker (Diário)
O bugio que causou a interrupção de energia elétrica em Santa Maria na última sexta-feira permanece internado em estado grave. O animal, um macho adulto, está recebendo cuidados intensivos no Zoológico São Braz, mas ainda não recuperou a consciência desde o acidente.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
"Animal se mantém desacordado"
O bugiu teria sofrido uma descarga elétrica de alta voltagem na Subestação Santa Maria 3, no Distrito Industrial, quando acessou a rede. O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros. Além do coma, o macaco está com diversas partes do corpo queimadas por conta da alta voltagem. O médico veterinário do São Braz, Leonan Oliveira, detalhou o quadro clínico do animal. Ao chegar no local, o bugio precisou ser sedado para o atendimento.

– A gente já começou uma reidratação, uma medicação para dor e antibioticoterapia para prevenir uma contaminação. Também foram feitos anti-inflamatórios. Desde então, a gente está seguindo com esse manejo para dor, hidratação e antibióticos. Foram feitos outros procedimentos, como ultrassom para avaliar os órgãos internos – explica o veterinário.
Apesar dos cuidados intensivos, o animal ainda não consegue se alimentar e seu quadro é considerado grave. Desde de sexta, quando chegou ao local, ele permanece sedado e sem qualquer reação e nem melhora. Nesta manhã, o Veterinário fazia novos curativos na pé e nas mãos do animal.
– Agora o que a gente tem que fazer é avaliar e continuar observando para ver se ele se recupera, se ele tem a recuperação do estado de consciência, que ele ainda não recuperou em momento algum – afirma Leonan.
Eutanásia

Segundo o veterinário, o prognóstico é “bem reservado”, pois não é possível saber a extensão do dano ao sistema nervoso central, e reforça que a eutanásia só seria considerada em um cenário específico.
– Só num caso de morte cerebral, que aí não tem recuperação. A gente tem que avaliar todos os reflexos dele, a condição responsiva a estímulos e se vai ter alguma melhora com os medicamentos que estamos fazendo para recuperar esse sistema nervoso. Se não tiver resultado algum ao longo de um tempo, aí sim a gente consegue decretar (a eutanásia) – detalha.
Sobre o motivo para o anivel ter entrado na Subestação Santa Maria 3, acredita-se que tenha sido expulso do bando, permanecendo sozinho na área urbana.
Como ajudar
O Zoológico São Braz, que recebe animais silvestres de entregas voluntárias e de órgãos como a Guarda Municipal e o Batalhão Ambiental, está aceitando ajuda para custear esse e outros tratamentos mantidos no local. Segundo o veterinário, os gastos são altos, especialmente com pacientes críticos e o grande volume de filhotes que chegam na primavera.
– Nas nossas redes sociais, estamos arrecadando doações pelo Pix e também [aceitamos] doações de medicamentos e materiais hospitalares– conclui Leonan.